A Advocacia é, sem dúvida, uma profissão nobre. Uma profissão necessariamente associada à paixão, ao empenho, ao desenvolvimento e à superação constante, à disponibilidade.
A base de formação para acesso a Advocacia é, como requisito mínimo, a licenciatura em Direito e o cumprimento das exigências regulamentares de acesso ao estágio profissional obrigatório e demais requisitos exigidos pela Ordem dos Advogados.
A percepção geral da Advocacia, que tem como centro a contenda do foro ou o típico modelo do contencioso, em que o Advogado pleiteia na barra do Tribunal e luta pelas conhecidas causas criminais e/ou de família, já não são a característica principal ou o elemento caracterizador essencial do exercício da Advocacia contemporânea.
A economia global, que intensificou a exportação de recursos - bens e pessoas -, criou a designada Advocacia de Negócios, que se concentra em prestar apoio jurídico às empresas e aos empresários, em áreas tão diversas como constituição e estruturação de empresas, contratos empresariais, fusões e aquisições, governança corporativa, compliance e regulatório, resolução de disputas e propriedade intelectual. Em síntese, acompanhar todas as transações dos sectores corporativo, do mercado de capitais e de questões muito especificas do mundo das transações dos negócios.
Muitos consideram que esta prática se constitui como a total descaracterização da Advocacia no seu sentido clássico, e questionam se os Advogados como nós, que se dedicam, maioritariamente, à Advocacia das transacções, somos (ainda) verdadeiros Advogados.
Somos Advogados sem qualquer sombra de dúvida! Actuamos em representação e no interesse do cliente, aplicamos os padrões éticos da profissão e emprestamos o nosso saber especializado e o nosso apoio técnico-jurídico ao cliente, com um foco pragmático e com grande pendor negocial, imbuído, muitas vezes, de um espírito necessariamente menos positivista e tendencialmente de mais negociação e equilíbrio em busca de soluções mais flexíveis e rápidas, que muitas vezes “perturbam” os acérrimos defensores da Advocacia clássica e do pleito judicial.
Ser Advogado, em particular no modelo de Advocacia de Negócios, implica um foco muito grande na especialização, uma tendência de actuação e uma permanente actualização do Direito Internacional, múltiplo em demasiados aspectos, o domínio de língua estrangeira, particularmente o inglês, sensibilidade à influência de direito estrangeiro nas transacções transnacionais e uma disponibilidade alargada para mergulhar em projectos de uma complexidade indiscutível, com timings muitas vezes desafiantes.
O Advogado de Negócios é um dos protagonistas do mundo corporativo onde, e para além do faro jurídico, lhe é imposta uma extrema sensibilidade ao sentido de negócio e à gestão do (alto) risco, a adopção de soluções jurídicas modeladas mas ponderadas e com o máximo de protecção contra dificuldades de interpretações para minimizar o risco de litígio.
A Advocacia de Negócios acompanha a inovação tecnológica, as grandes pressões da vida contemporânea, de ESG (Environmental, Social, and Governance) - práticas sustentáveis e éticas -, a flexibilização do funcionamento organizacional das empresas e a gestão dos talentos.
A paixão pelo Direito no exercício da Advocacia de Negócios alimenta-se em cada transacção inovadora e cresce com as grandes mudanças e as novas abordagens da vida contemporânea.
Aos novos talentos e aos futuros Advogados de Negócios recomenda-se muita dedicação e aptidão para abertura a esse exercício de especialização, globalização e flexibilidade para navegar no mundo das transações de negócios ao mais alto nível e com uma desafiante busca do equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.
Às Advogadas (mulheres) do mundo dos Negócios, recomenda-se, constatando o universo das transacções como muito masculino, a necessidade de foco e o esforço de promoção da diversidade, impondo uma voz própria, afirmativa, sem hesitar, neste universo, nunca desistindo, continuando o caminho trilhado até agora, que, e apesar das dificuldades, tem sido de incontestável sucesso!